Top 10 solos de guitarra favoritos


10 solos de guitarra marcantes

Essa é uma daquelas listas que sempre mudam. E esse top 10 fiz rapidamente, consultando os enferrujados recônditos da minha memória. Semana que vem, pode mudar tudo, ou até inspirar a ideia de fazer uma lista "Top 10 parte 2".

Mas vamos lá, uma lista sem ordem de importância:

1. Third World Man - Steely Dan (Larry Carlton) - Aqui, cabe uma historinha. Larry Carlton gravou com o Steely Dan para o disco Royal Scam, e uma das faixas ficou de fora do álbum (Were You Blind That Day). No disco seguinte (Gaucho), uma das faixas novas foi apagada acidentalmente, e resolveram tirar aquela do fundo do baú, colocando uma nova letra, sendo chamada de 'Third World Man'. Larry ficou surpreso quando ficou sabendo que tinha participado deste álbum, Gaucho. Ficamos felizes por Fagen e Becker terem finalmente lançado esta música, que conta com uma progressão muito bonita, e um solo melodioso de Carlton.


2. Kid Charlemagne - Steely Dan (Larry Carlton) - Já que estou falando de Steely Dan e Larry Carlton, este solo tornou-se uma marca registrada do talento e técnica do guitarrista. É um solo fantástico, que permeia uma harmonia intricada e cheia de curvas, mas o solo é tão marcante que deixa a harmonia em segundo plano. Um dos destaques é o bend final, seguido de tapping. Conheci esta música nos anos 2000, e me tornei então um fã da banda e, claro, do guitarrista, seguindo toda sua carreira solo.


3. Time - Pink Floyd (David Gilmour) - Gilmour foi uma das minhas primeiras e mais fortes influências na guitarra, junto com Eric Clapton. Eu ouvia muito essa música na adolescência, e hoje participo de uma banda tributo ao Floyd, ou seja, a banda sempre foi muito importante pra mim. É um solo muito importante e inspirado do Gilmour, que ataca as notas de maneira criativa e certeira, fazendo incursões melódicas que tornam este um dos solos mais importantes da guitarra elétrica.


4. Sultans of Swing - Dire Straits (Mark Knopfler) - Esta música tornou-se meio batida e 'manjada' de tanto que tocou nas rádios, que inspirou e inspira muitos guitarras, pois é uma importante aula de guitarra clean, técnica precisa e melodia que prende o ouvinte. Knopfler é um príncipe da guitarra, sempre colocando notas refinadas em seus solos.


5. Hotel California - Eagles (Joe Walsh e Don Felder) - O duelo de guitarras (e o dueto final) desta música fantástica é uma aula de bom gosto e feeling dos guitarristas Don Felder (compositor da música) e Joe Walsh (um dos grandes nomes da guitarra). Além da 'disputa' cheia de notas interessantes (tem uma frase cromática do Walsh de arrepiar), o dueto final é MUITO marcante.


6. Highway Star - Deep Purple (Ritchie Blackmore) - Blackmore também foi um dos me influenciou muito no início, pois eu ouvia muito o Deep Purple Mark II. E este intricado solo é um dos pontos altos dele na banda. Apesar de Ritchie ser um adepto da pentatônica, este solo em particular tem muita coisa diferente, com certeza inspirado pela progressão e pelo cabedal musical do parceiro Jon Lord.


7. Rest in Peace - Extreme (Nuno Bettencourt) - Eis um solo extremamente importante pra mim, tanto tecnicamente, quanto emocionalmente. O clipe dessa música passou bastante na tevê quando eu era jovem, e realmente o solo é uma das coisas mais impressionantes musicalmente pra mim. Além da técnica exuberante e ágil do Nuno, os bends e notas longas fazem toda a diferença. E no final do solo, ainda rola uma homenagem a Hendrix.


8. No More Tears - Ozzy Osbourne (Zakk Wylde) - Outra música que também tocou bastante quando eu tinha tenra idade e cujo solo é algo devastador, pois possui a junção de uma melodia belíssima com uma técnica afiada. Realmente, Zakk era um monstro nessa época. Essas duas músicas estavam nas paradas antes mesmo de eu aprender a tocar guitarra, e com certeza fazem parte do meu caldeirão de influências.


9. Alive - Pearl Jam (Mike McCready) - Esta música já faz parte de outra fase, quando eu já estava tocando guitarra em bandas, e me marcou muito porque tive que tirar este solo, ou ao menos, as ideias principais do solo, quando toquei essa música Alive na banda projeto Blackstone (cujo cerne era tocar músicas do Pearl Jam e Audioslave, entre outras). É um solo bastante improvisado e longo, mas que contém uma energia muito forte.


10. Eruption - Van Halen (Eddie Van Halen) - Não há discussão: Eruption tornou-se uma peça lendária e atemporal para mostrar o poder de uma guitarra e de um grande guitarrista. Um dos melhores de todos os tempos.

Comentários

Posts mais acessados