quarta-feira, 13 de abril de 2016

Legião Urbana - Plágios e influências

Share it Please

Pra começar o texto, antes que as pedras comecem a ser miradas em minha pessoa: gosto muito de Legião Urbana, ouvi muito quando jovem, foi importante para minha formação musical e acadêmica - além de músico sou formado em Letras -, então o que pretendo registrar aqui é uma coletânea de observações sobre trechos de músicas que inspiraram a banda de maneira sutil ou descarada.

Segundo, antes de prosseguir, quero lembra-los que atestar plágios e influências escancaradas não diminui a importância da banda, e para exemplificar posso argumentar que uma das maiores e melhores bandas de rock de todos os tempos - o Led Zeppelin - é craque em plágios e chupações. Jimmy Page e cia. realmente passaram a mão em muitos riffs, letras e ideias alheias, mas isso não reduziu a grandeza e importância da banda, pois música é emoção, nem sempre pra dá explicar pela razão.

Renato Russo sempre admitiu que o punk e o pós punk inglês, bem com a New Wave e o chamado rock alternativo sempre visitaram sua vitrola. Em todas as biografias publicadas é inconteste a influência de bandas como Gang of Four, PIL, The Smiths, Sex Pistols, Joy Division, Nick Cave, Ramones, The Cure, Bauhaus, Talking Heads, além de The Beatles e outros clássicos na origem do surgimento do Aborto Elétrico, do Trovador Solitário (projeto solo de Renato) e, claro, da Legião Urbana.

Portanto, ao ouvir algumas dessas bandas citadas com mais atenção é possível encontrar várias referências, várias ideias parecidas (afinal, algumas bandas são contemporâneas da Legião), e porque, não dizer, até alguns plágios. Lembrando que plágio é algo também muito complicado e subjetivo de explicar e entender. Há várias discussões, já houve vários processos na Justiça, com muitas vitórias em vários casos internacionais e famosos, mas ainda assim não existe um 'padrão de verificação' de plágio. Ou seja, vale o bom senso e a pesquisa histórica.

Influências demais?
A música "Quase sem Querer" tem ritmo e dinâmica muito similares a 'Ask' do The Smiths. Inclusive, se já assistiu a algum show mais antigo da Legião, já deve te-lo visto dançando, usando roupas brancas e segurando rosas na mão, tal qual Morrissey fazia nos shows da famosa banda de Manchester. Lembrando que as bandas eram contemporâneas, mas lembrando também que Renato era antenado com tudo que rolava na música mundial.

'Ask' = Influência para 'Quase sem querer'?

A música 'Love is the Drug' do The Cartoons (que é uma versão mais tosca da versão original da Roxy Music de Brian Ferry) possui introdução de baixo idêntica à de 'Ainda é cedo'. Além disso, a guitarra segue os mesmos caminhos esparsos em ambas as músicas.

Indo para o caminho mais escuro do punk, e lembrando da época do Aborto Elétrico, 'Que País é Este' tem seu riff principal que é igualzinho à música 'I Don't Care' dos Ramones).

Outra grande influência de Renato é Iggy Pop, e no disco Iggy and The Stooges - Raw Power, a música 'Your Pretty Face is Going to Hell' possui estrutura harmônica e melodia da voz igualzinha ao proto punk 'Dezesseis', lançado no disco 'A Tempestade' da Legião.

Além das músicas, caímos também no terreno fértil das letras: Renato assumiu em entrevistas que a Legião se inspirou na letra da música 'Say Hello, Wave Goodbye' da banda Soft Cell (“Take your hands off me / I don’t belong to you”) para criar 'Será' ("Tire suas mãos de mim/ eu não pertenço a você").

O começo da letra de 'Mais do Mesmo' (Ei, menino branco / o que é que você faz aqui?“) parece ser uma adaptação de “hey white boy / what are you doin’ uptown?” da música 'Waiting for the man', do Velvet Underground. E o final da letra (Todos os doentes estão cantando / Sucessos populares) parece ter sido inspirado pela letra de Poptones, do Public Image Limited ("the cassette played / poptones", [a letra conta a história de alguém que está sofrendo, doente de amor, enquanto a rádio tocava músicas pops]).

Na letra de L'Âge D'Or, Renato Russo cita a banda galesa 'Young Marble Giants'. ("Lá vem os jovens gigantes de mármore"). Renato era tão fã que tinha até uma camiseta pintada com o nome da banda.

Ouvindo a introdução da faixa Independence Day (lançada em  1980) da banda inglesa The Comsat Angels, é fácil lembrar do ritmo/levada da bateria de 'Soldados', bem como dos harmônicos naturais na guitarra que Dado gostava de fazer. E o acorde final da música lembra o fim de 'Tempo Perdido'.
(Agradecimentos pelas dicas dadas por Ricardo Schott).

Influenciar também faz parte
Para também não só acusar a Legião de falta de criatividade, ou excesso de influências, tomemos como exemplos bandas que criaram algo que remete diretamente às criações da banda. Como por exemplo, a banda Travis na música 'Happy to Hang Around' cuja melodia da introdução remete à Vento no Litoral.
Mas, no caso, Vento no Litoral, também lembra muito a ideia da progressão e o clima soturno de 'Eternal', do Joy Division!

Semelhanças
Existem também as simples coincidências, ou seja, trechos de uma música que lembram outra, matéria que pode ser infinita, dependendo da forma como se ouve e interpreta.
Por exemplo, a introdução de 'Factory of Faith' do Red Hot Chili Peppers me remete à intro de 'Acrilic on Canvas', do disco Dois.


Enfim, é isso. A lista acima pode aumentar, conforme formos investigando e ouvindo mais, e este blog aceita sugestões de outras influências e chupações. Deixe seu comentário!

Update: Agradecemos a todos os comentários sugerindo outras semelhanças, influências e chupações! Continuem participando com estes acréscimos!

11 comentários:

  1. sempre achei isso , detalhe não tenho nenhuma formação acadêmica, mais amo The Smiths e acho que tem mais musicas que são bem parecidas nas melodias mais enfim também gosto muito de Legião e acho que bandas assim só se formam a cada 3 bilhões de anos e que nunca mais vamos ter a oportunidade de ir em show de bandas assim pelos menos eu que nunca tive a oportunidade as vezes fico até com raiva de não ser mais velha quem sabe não teria ido kkkk enfim amo Renato e amo Morrissey

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria também. Adorei. Tambem cresci ouvindo Legião (e Barão, Paraná mas,Kid Abelhas, Utrage, Titãs, Camisa etc - ser Capixaba me deu a vantagem de ignorar o bairrismo).... e pra mim, ao lado de Cazuza, Renato é ainda o maior poeta urbano. Mas isso nunca me impediu (já que também sou músico) de notar as fortes influências e plágios, inclusive até mesmo a capa do primeiro álbum, uma cópia do Closer do Joy Division..... Mas você esqueceu de dizer os riffs de guitarra do Edge do U2, que aparecem extensivamente copiados e adaptados em varias músicas da Legião. ... Sem tirar a beleza e mérito das mesmas .... abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Antonio, pelos comentários. Você poderia dizer algum exemplo de música do U2 cujo riff é similar a algo da Legião? Valeu!

      Excluir
    2. Escutem "The Dead Kennedys - Holiday in Cambodia" ao menos até os 23 segundos de introdução e voces verão o quanto Renato Russo chupou esta intro para a sua "QUE PAIS É ESSE" DEPOIS SIM SEGUE PARECIDO MESMO COM i DONT CARE DOS Ramones!

      Excluir
  3. Urbana Legio Omnia Vincit. Força Sempre.
    Mais de 30 milhões de discos vendidos.
    Plágio ou sem plágio nessa parte instrumental sem problemas.
    Renato Russo escreveu todas as letras da Legião Urbana isso é o que importa é força sempre. Wagner Urbana Legio Omnia Vincit. Força Sempre.

    ResponderExcluir
  4. Todos iguais, mas uns mais iguais que os outros.

    ResponderExcluir
  5. Sem falar da música “Dezesseis” que é igual a música “Your Pretty Face Is Going to Hell", do Iggy Pop And The Stooges.

    ResponderExcluir
  6. A música "Giz" tem partes que lembra "There's a Light that Never Goes Out" (The Smiths)

    ResponderExcluir
  7. Escutem "The Dead Kennedys - Holiday in Cambodia" ao menos até os 23 segundos de introdução e voces verão o quanto Renato Russo chupou esta intro para a sua "QUE PAIS É ESSE" DEPOIS SIM SEGUE PARECIDO MESMO COM i DONT CARE DOS Ramones!

    ResponderExcluir
  8. Comecei a ouvir Joy Division há pouco tempo, e achei >mt mt< parecido com legião (Só q bem melhoras) descobri que tudo que eu gostava em legião era o que eles copiavam de joy Division e fiquei decepcionada :-/

    ResponderExcluir

Flickr

Blogroll

About