Legião Urbana - Plágios e influências


“Faço anotações. Não sou original. Leio uma revista e anoto uma ideia que tem a ver com o meu universo. Às vezes, também uso frases de filmes, como: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.“ A cultura pop é justamente esse caldeirão. Escrevo todos os dias e recorro às minhas anotações quando vou escrever uma letra.” - Renato Russo. 

Montei uma coletânea de observações sobre músicas e artistas que inspiraram a banda brasiliense de maneira sutil ou descarada, além de comentar sobre influências, semelhanças, inspirações e... plágios?

Antes, importante mencionar que citar plágios e influências escancaradas não diminui a importância da Legião Urbana, e para exemplificar posso argumentar que uma das maiores e melhores bandas de rock de todos os tempos, o Led Zeppelin, é craque em plágios e chupações. Jimmy Page e cia. realmente passaram a mão em muitos riffs, letras e ideias alheias, mas isso não reduziu a grandeza e importância da banda, pois música é emoção, nem sempre pra dá explicar pela razão.

Renato Russo sempre admitiu que o punk e o pós punk inglês, bem com a New Wave e o chamado rock alternativo sempre visitaram sua vitrola. Em todas as biografias publicadas é inconteste a influência de bandas como Gang of Four, PIL, The Smiths, Sex Pistols, Joy Division, Nick Cave, Ramones, The Cure, Bauhaus, Talking Heads, além de The Beatles e outros clássicos na origem do surgimento do Aborto Elétrico, do Trovador Solitário (projeto solo de Renato) e, claro, da Legião Urbana.

Portanto, ao ouvir algumas dessas bandas citadas com mais atenção é possível encontrar várias referências, várias ideias parecidas (afinal, algumas bandas são contemporâneas da Legião), e porque, não dizer, até alguns plágios. Lembrando que plágio é algo muito complicado e subjetivo de explicar e entender. Há várias discussões, já houve vários processos na Justiça, com muitas vitórias em vários casos internacionais e famosos. Vamos manter o bom senso e a pesquisa histórica.

Influências demais?
A música "Quase sem Querer" tem ritmo e dinâmica muito similares a 'Ask' do The Smiths. Inclusive, quem já assistiu a algum show mais antigo da Legião, já deve te-lo visto dançando, usando roupas brancas e segurando rosas na mão, tal qual Morrissey fazia nos shows da famosa banda de Manchester. Lembrando que as bandas eram contemporâneas, mas lembrando outrossim que Renato era antenado com tudo que rolava na música mundial.

A música 'Love is the Drug' do The Cartoons (que é uma versão mais tosca da original da Roxy Music de Brian Ferry) possui introdução de baixo idêntica à de 'Ainda é cedo'. Além disso, a guitarra segue os mesmos caminhos esparsos em ambas as músicas.

Uma grande influência de Renato é Iggy Pop, e no disco Iggy and The Stooges - Raw Power, a música 'Your Pretty Face is Going to Hell' possui estrutura harmônica e melodia da voz igualzinha ao proto punk 'Dezesseis', lançado no disco 'A Tempestade' da Legião.

Ouvindo a introdução da faixa Independence Day (lançada em  1980) da banda inglesa The Comsat Angels, é fácil lembrar do ritmo/levada da bateria de 'Soldados', bem como dos harmônicos naturais na guitarra que Dado gostava de fazer. E o acorde final da música lembra o fim de 'Tempo Perdido'.
(Agradecimentos pelas dicas dadas por Ricardo Schott).

Indo para o caminho soturno do punk, e lembrando da época do Aborto Elétrico, 'Que País é Este' tem seu riff principal igualzinho à música 'I Don't Care' dos Ramones).

Que País É Este também tem a introdução muito parecida Com a música Don't Dictate da banda Penetration.

Ainda falando em 'Que País É Este' e Ramones: a parte cantada por Renato, tanto da estrofe quanto do refrão, tem muita similaridade na métrica com 'We Want the Airwaves', inclusive detalhes do arranjo (bateria, harmonia, etc).

Continuando com 'Que País É Este', a parte dedilhada de guitarra de Dado no começo lembra muito a introdução da música 'Watch me Bleed' do duo Tears for Fears.

Lendo a letra dessa música Wacth Me Bleed do Tears for Fears é curioso notar a semelhança com outra música da Legião:  "I am full but feeling empty / For all the warmth it feels so cold", que numa tradução livre seria algo como "estou cheio mas me sentindo vazio / por mais que esteja calor, parece estar tão frio". 
Tal trecho é muito similar a uma parte de 'Baader-Meinhof Blues': "já estou cheio de me sentir vazio / meu corpo é quente e estou sentindo frio". O disco de lançamento da Legião é de 1984, portanto um ano depois do lançamento do disco 'The Hurting', do Tears for Fears. E aí? Será a letra mera coincidência?

Falando em letras: Renato assumiu em entrevistas que se inspirou na letra da música 'Say Hello, Wave Goodbye' da banda Soft Cell (“Take your hands off me / I don’t belong to you”) para criar 'Será' ("Tire suas mãos de mim/ eu não pertenço a você").

O começo da letra de 'Mais do Mesmo' (Ei, menino branco / o que é que você faz aqui?“) parece ser uma adaptação de “hey white boy / what are you doin’ uptown?” da música 'Waiting for the man', do Velvet Underground. E o final da letra (Todos os doentes estão cantando / Sucessos populares) parece ter sido inspirado pela letra de Poptones, do Public Image Limited ("the cassette played / poptones", [a letra conta a história de alguém que está sofrendo, doente de amor, enquanto a rádio tocava músicas pops]).

Na letra de L'Âge D'Or, Renato Russo cita a banda galesa 'Young Marble Giants'. ("Lá vem os jovens gigantes de mármore"). Renato era tão fã que tinha até uma camiseta pintada com o nome da banda.

Mais influências/semelhanças: 'Play for Today' do The Cure tem bateria eletrônica que parece 'Índios', mas a progressão harmônica e o arranjo lembram muito a música 'Andrea Doria'. Desse mesmo disco do The Cure (Seventeen Seconds), a faixa 'A Forest' também evoca as mesmas semelhanças!

Sampler? Ou cópia sem citação?
O final árabe da música 'Feedback Song for a Dying Friend' é um tema chamado 'Rahks Port Said' do libanês Mohammmed El-Bakkar, mas no encarte do disco 'As Quatro Estações' não há nenhuma menção. Não dá pra saber também se foi uma regravação desta música feita a pedido da banda para o disco ou se simplesmente samplearam (copiaram) de algum disco.

Influenciar também faz parte
Para também não só acusar a Legião de falta de criatividade, ou excesso de influências, tomemos como exemplos bandas que criaram algo que remete diretamente às criações da banda. Como por exemplo, a música 'Happy to Hang Around' da banda Travis tem melodia da introdução remete à Vento no Litoral.

Opa: no caso, Vento no Litoral também lembra muito a ideia da progressão e o clima soturno de 'Eternal', do Joy Division!

Semelhanças
Existem também as simples coincidências, ou seja, trechos de uma música que lembram outra, matéria que pode ser infinita, dependendo da forma como se ouve e interpreta.
Por exemplo, a introdução de 'Factory of Faith', do Red Hot Chili Peppers, me remete à intro de 'Acrilic on Canvas', do disco Dois.

Enfim, é isso. A lista acima pode aumentar, conforme formos investigando e ouvindo mais, e este blog aceita sugestões de outras influências e chupações. Deixe seu comentário!

Update: Agradecemos a todos os comentários sugerindo outras semelhanças, influências e cópias! Continuem participando com estes acréscimos!

Update 2: alterei trechos do texto pra ficar mais claro, e coloquei mais algumas músicas que trazem semelhança (plágio?) com músicas da Legião.

Comentários

  1. sempre achei isso , detalhe não tenho nenhuma formação acadêmica, mais amo The Smiths e acho que tem mais musicas que são bem parecidas nas melodias mais enfim também gosto muito de Legião e acho que bandas assim só se formam a cada 3 bilhões de anos e que nunca mais vamos ter a oportunidade de ir em show de bandas assim pelos menos eu que nunca tive a oportunidade as vezes fico até com raiva de não ser mais velha quem sabe não teria ido kkkk enfim amo Renato e amo Morrissey

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria também. Adorei. Tambem cresci ouvindo Legião (e Barão, Paraná mas,Kid Abelhas, Utrage, Titãs, Camisa etc - ser Capixaba me deu a vantagem de ignorar o bairrismo).... e pra mim, ao lado de Cazuza, Renato é ainda o maior poeta urbano. Mas isso nunca me impediu (já que também sou músico) de notar as fortes influências e plágios, inclusive até mesmo a capa do primeiro álbum, uma cópia do Closer do Joy Division..... Mas você esqueceu de dizer os riffs de guitarra do Edge do U2, que aparecem extensivamente copiados e adaptados em varias músicas da Legião. ... Sem tirar a beleza e mérito das mesmas .... abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Antonio, pelos comentários. Você poderia dizer algum exemplo de música do U2 cujo riff é similar a algo da Legião? Valeu!

      Excluir
    2. Escutem "The Dead Kennedys - Holiday in Cambodia" ao menos até os 23 segundos de introdução e voces verão o quanto Renato Russo chupou esta intro para a sua "QUE PAIS É ESSE" DEPOIS SIM SEGUE PARECIDO MESMO COM i DONT CARE DOS Ramones!

      Excluir
    3. Sempre achei Legião bem influenciado pelo Joy Division, mesmo o Renato Russo cantando é bem parecido com o Ian Curtis.

      Excluir
    4. Falando de semelhanças eu sepnre achei a introdução de há tempos bem parecida com o solo simples da musica poison heart dos ramones.

      Excluir
  3. Urbana Legio Omnia Vincit. Força Sempre.
    Mais de 30 milhões de discos vendidos.
    Plágio ou sem plágio nessa parte instrumental sem problemas.
    Renato Russo escreveu todas as letras da Legião Urbana isso é o que importa é força sempre. Wagner Urbana Legio Omnia Vincit. Força Sempre.

    ResponderExcluir
  4. Todos iguais, mas uns mais iguais que os outros.

    ResponderExcluir
  5. Sem falar da música “Dezesseis” que é igual a música “Your Pretty Face Is Going to Hell", do Iggy Pop And The Stooges.

    ResponderExcluir
  6. A música "Giz" tem partes que lembra "There's a Light that Never Goes Out" (The Smiths)

    ResponderExcluir
  7. Escutem "The Dead Kennedys - Holiday in Cambodia" ao menos até os 23 segundos de introdução e voces verão o quanto Renato Russo chupou esta intro para a sua "QUE PAIS É ESSE" DEPOIS SIM SEGUE PARECIDO MESMO COM i DONT CARE DOS Ramones!

    ResponderExcluir
  8. Comecei a ouvir Joy Division há pouco tempo, e achei >mt mt< parecido com legião (Só q bem melhoras) descobri que tudo que eu gostava em legião era o que eles copiavam de joy Division e fiquei decepcionada :-/

    ResponderExcluir
  9. Acabei de perceber uma semelhança melódica entre "Rocky Raccoon" dos Beatles com o final de "Metal Contra as Nuvens".

    ResponderExcluir
  10. parabens pelo artigo, o contexto hisóprico eh similar ao que vimos nos rockinhos da jovem guarda com oque se produzia nos eua e inglaterra nos anos 60. esses artistas brasileiros foram nossos gateways para oque se produzia la fora pois as gravadoras nao nos permitiam ouvir oque rolava alem mar em tempo real (viva a porra da internet). tudo sempre segue um roteiro de estilo de epoca para o sucesso e nem por isso devem ser dismerecidos pois sao esses caras que nos dao um banho civilizatorio para entendermos o mundo exterior... sao os que nos fazem sair da caixinha, sacou?

    ResponderExcluir
  11. Era isso ou o vira do Roberto Leal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom cara, nada melhor do que alguém com o mínimo de bom senso antes de detonar o cara, e em geral podiam até copiar mas eram mais criativos musicalmente do que as outras modinhas que vieram pós rock brasileiro.

      Excluir
  12. O inicio de Holiday in Cambodia me lembra muito o inicio de Que País é esse.

    ResponderExcluir
  13. Boa matéria, e creio que tudo se copia alguma parte, pouco se cria por total, sempre haverá algo parecido.
    Agora as letras são únicas, mesmo dizendo a mesma coisa de forma diferente, são únicas !!

    ResponderExcluir
  14. Uma sugestão: procurem ouvir "The Mission", do Queensryche, e depois, "Pull Me Under", do Dream Theater! Ah... E em seguida "Love Like Blood" do Killing Joke, e o riff principal de "Breaking the Silence", do Queensryche...

    ResponderExcluir
  15. P.S: não acho "Vento no Litoral" tão parecida com "The Eternal", do Joy Division... De qualquer forma, e diga-se o que quiser, a harmonia é bem diferente.

    ResponderExcluir
  16. P.S.2: ainda acho que o riff de "I Don't Care" lembra muito mais o de "Rockin' on Free World" do que o de "Que País é Esse"! Se fosse pra apostar, eu diria que Dado copiou foi a guitarra de "Wasted Years", do Iron Maiden, "Wasteland" do The Mission ou até mesmo "Paranoid" do Black Sabbath... Mas pelo menos, se foi do Ramones, ele subiu quatro tons (Am para Em)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ptocure pela musica "was there anything i could do?" dos Go Betweens...vc fica esperando entrar a voz do Renato cantando "Que pais é este?"...ouça também todo material deles xaso não conheça pq é muito bom!!

      Excluir
  17. Nas músicas do legião urbana tem muitas coisas parecidas ou até iguais com outras músicas

    ResponderExcluir
  18. Procurem pela música "was there anything i could do?" dos Australianos Go Betweens...vale lembrar que ela é posterior a Que país é este?

    ResponderExcluir
  19. Ótimo artigo. RR realmente explorou bastante aquilo q influenciou. Foi bastante ousado em copiar muitas coisas. Mas a isso não tirou sua originalidade.
    Mais uma vez, ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  20. Faltou citar que o solo de Será lembra o da Jumping Someone Else's Train do The Cure

    ResponderExcluir
  21. Não sei como ninguém associa Soldados do Legião Urbana com Mirage da Siouxsie and the Banshees, pura cópia na maior cara de pau.

    ResponderExcluir
  22. Cara esse lance de plágio é complicado, às vezes o cara escuta a melodia ou parte dela e monta sua própria canção, com letra totalmente diferente, daí falam inspiração, usas sampler de uma música como base é muito utilizado no meio musical, lógico que as bandas daquela época do rock inglês inspiraram o Renato e ele se utilizou da base da música em que ele se inspirou para depois progredir para algo diferente. é assim para tudo não apenas legião (veja o capital inicial também) e outras áres das artes como teatro, cinema e literatura , valeu pela materia, só não concordo com o plágio, senão nem artigo científico valeria pois nem tudo é citado mas é parafraseado e modificado

    ResponderExcluir
  23. O cara que escreveu o artigo disse que é jornalista e músico... na boa: mal traçadas linhas e coisa d quem nem conhece as bandas que citou.... quanto a músico, deve ser um frustrado, pois ninguém conhece nada do que fizeste( se eh que fizeste algo) ... a galera precisa entender que tudo, absolutamente Tudo vem de algum lugar! Como nunca foram processados por plágio, quer dizer que usaram muito bem as influências! É a velha história: foi plágio? Prova! Se não podes provar, vai procurar shite no bog... lá vc acha fácil! Have a nice day!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiete de banda medíocre tem meltdown ao descobrir o que quase todo mundo já sabe e faz questão de registrar o mico para o deleite de todos. Bravo! Pra sua informação, nenhuma dessas bandas citadas perderia tempo ou daria ibope pra comprovar os diversos plágios, todas fizeram bastante sucesso internacionalmente e não precisam lutar pra receber crédito e royalties na nossa moeda irrelevante, se é que já ouviram falar de Legião pra começar, hahaha. Grato pelas risadas, Gilson. Abs

      Excluir
  24. Calma Gilson, as coisa não são tão simples assim, o legiao urbana já foi processado pela música "Pais e Filhos" que copiou a melodia da música " O Passado" de Eri Alves, música que foi registrada em 1978, o processo começou em 1992 e durou até 2000, quando fizeram um acordo silencioso com o autor. Segue o link da música plagiada. https://youtu.be/mTWhJqaJr6w
    Segue a matéria sobre o plagio.

    ResponderExcluir
  25. Comparem a estrutura de "Angra dos Reis" com "Repetition", do Information Society. E a levada de "Perfeição" com "Two princes", da banda Spin Doctors.

    ResponderExcluir
  26. Valeu pela matéria e os comentários.👍🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados