10 sugestões de livros


Sem qualquer ordem de importância, fiz uma lista rápida com dez livros que já li e recomendo:

O Dia do Curinga (Jostein Gaarder) - O livro mais famoso deste autor é com certeza 'O Mundo de Sofia', que é geralmente destinado a estudantes ou apreciadores de filosofia. Mas o livro que mais gostei do autor norueguês Jostein Gaarder é sem dúvida 'O Dia do Curinga'. É uma obra fantástica, pois contém uma história dentro da outra, e alterna tanto entre estas histórias que às vezes você não sabe em qual 'livro' está. Só lendo mesmo para entender. Se fosse uma música, seria um rock progressivo tipo uma faixa bem longa do Dream Theater.

O Cortiço (Aluísio Azevedo) - Sei que este é um daqueles sempre citados e requeridos em listas de livros que caem em vestibular, mas não o li por este motivo (li no primeiro ano da faculdade, por prazer, não por obrigação). É uma leitura muito difícil para engrenar por conta da estilística do autor, usando gírias e coloquialismos da época em que foi escrito. Mas, se você conseguir vencer o desafio do vocabulário, vai encontrar um enredo ótimo, uma verdadeira novela, onde há o núcleo pobre, a elite, os pobres que viram ricos e vice-versa. Realmente, é interessante notar a transição das personagens ao longo da história e é por isso que vale tanto a pena.

A Lágrima do Diabo (Jeffery Deaver) - Do autor de 'O Colecionador de Ossos' (outro ótimo romance policial), o que me atraiu foi o estudo da perícia em documentos, o estudo da caligrafia do assassino. Ficção policial com suspense de tirar o fôlego. 

Malu de Bicicleta (Marcelo Rubens Paiva) - Marcelo tornou-se famoso pelo livro 'Feliz Ano Velho', mas esta obra aqui é bem diferente, é uma ficção focada num romance, e tem um final surpreendente! Vale a leitura só pelo grand finale da história.

Noites Tropicais (Nelson Motta) - Leitura deveras prazeirosa para quem gosta de música brasileira e história cultural. O autor, que também escreveu sobre a vida de Tim Maia (livro muito bom também), viveu sempre muito perto da música e do show business, e este livro conta muitas histórias de artistas e movimentos culturais e musicais.

A Revolução dos Bichos (George Orwell) - É uma história clássica, que nos ensina a enxergar a vida e a política através de uma grande metáfora, onde os animais (porcos, cachorros e ovelhas) representam cada classe social. Não é necessário comentar muito, um livro que inspirou o disco 'Dogs' do Pink Floyd merece ser respeitado

Anjos e Demônios (Dan Brown) - Sim, eu li 'O Código da Vinci', mas achei esta história ainda melhor que a obra mais famosa. Os detalhes e as informações reais do Vaticano e de Roma são imperdíveis.

Espião de Deus (Juan-Gomes Jurado) - Baseado ou influenciado de alguma forma na trama de 'Anjos e Demônios', é um policial  que vale a leitura. Trata-se da escolha do papa sucessor a João Paulo II, e muitos mistérios, tramas e assassinatos vão expor a religião católica de um modo mais sombrio.

Gravando! (Phil Ramone) - O produtor Phil Ramone já gravou e trabalhou com muitos artistas famosos. E ele conta, de modo bastante interessante e atraente, várias histórias de bastidores de gravação, de shows famosos, de discos fantásticos, e as manias e características de muitos cantores e músicos. Imperdível pra quem gosta de música e o mundo das gravações.

Leite Derramado (Chico Buarque) - Já havia lido 'A Ópera do Malandro', bem como já li 'Budapeste', e sinceramente acho este aqui o melhor de Chico, uma estilística de gente grande.

Bônus: Entre os muitos livros, acho interesse sugerir uma obra mais recente: 'Vidas Provisórias' de Edney Silvestre.

Comentários

Posts mais acessados