Resenha: DOD FX25 Envelope Filter


Envelope Filter é um efeito também conhecido como Auto Wah, Auto Q ou T-Wah, que produz um som parecido com um pedal de wah-wah automático. Ele altera a resposta de frequências de um instrumento de acordo com a intensidade tocada.

O pedal DOD FX25 foi fabricado nos Estados Unidos na década de 80, sendo baseado no antigo pedal DOD 440, com algumas diferenças.
É um pedal bem simples, se comparado com o MXR Auto Q, Bass Balls ou Q Tron da EHX, T-Wah da Boss, Mu-Tron III, etc, sem muitas opções de regulagens, pois o objetivo é produzir um tipo de som específico, um envelopamento do som focando equalizações restritas. Pode ser usado com guitarra e baixo, apesar da DOD ter lançado, depois, a versão FX-25B, tentando atrair mais o público das cordas graves.
O pedal funciona com bateria 9v, ou com pino de fonte diferente do da Boss (este pedal em específico sofreu uma MOD sendo adicionada a entrada de fonte com centro negativo padrão Boss).

Os controles são apenas Range (alcance) e Sensivity (sensibilidade). O range é responsável pelas frequências abrangidas pelo efeito, e o sensivity é o botão mais importante, controlando a abertura do efeito de acordo com a regulagem do equipamento usado. Por exemplo, se usar um pedal de drive antes do DOD FX25, o efeito ficará sensível às frequencias agudas, sendo necessário diminuir um pouco este controle. Já com a guitarra totalmente clean, é necessário abrir mais o sensivity visando torna-lo mais fácil de produzir o 'auto-wah'.

Como este efeito é bem difícil de explicar somente em palavras, fizemos um review com vários exemplos, e combinando com pedais de drive, distortion e compressor. Dê o play no vídeo abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas