Reforma geral da Fender Deluxe Player's Strat


Neste mês de abril de 2013, submeti minha Fender Strato a uma reforma profunda.
A reforma e revisão foram efetuadas pelo renomado luthier Celso Freire, da Dreamer.
Celso já fez guitarras para Eduardo Ardanuy e Wander Taffo, só pra dizer o mínimo.
As fotos foram tiradas pelo próprio luthier e comparei com fotos de meu arquivo, tentando mostrar as alterações.
Vamos a elas:

# Troca do nut original por um nut Graphtech Black Tusq - este nut é feito de um material 500 mais escorregadio que grafite (!), ou seja, não produz resistência nenhuma na passagem da corda, deixando o instrumento sempre afinado mesmo nos bends e usos de tremolo exagerado (claro, desde que as tarrachas sejam boas e a ponte também!).



Troca dos trastes, que eram medium jumbo originais de fábrica, por trastes jumbo da Dunlop - os trastes originais estavam comidos, gastos, então pedi a um outro luthier que lixasse. Porém, isso acabou piorando a ação do braço, deixando o instrumento sem pegada. Mas agora, com o ótimo serviço do Celso, a troca de trastes foi realizada sem deixar nenhuma rebarba, um trabalho perfeito, e senti que fica mais fácil tocar com trastes maiores, sem no entanto perder a característica ergonômica da strato.

Blindagem com cobre - a blindagem, feita na cavidade do corpo da guitarra onde vão os captadores, forma uma Gaiola de Faraday, evitando assim ruídos e chiados.


Regulagem da alavanca e da ponte - esta foi uma das modificações que mais me agradou, visto que a  alavanca originalmente era dura de usar, o acionamento não era suave, e isso incidia em desafinar a guitarra. Agora, está muito mais suave e mais musical.

Limpeza da ponte - a ponte foi 'lavada', sumindo boa parte da ferrugem que já se avistava.

Troca dos parafusos do escudo.

Troca das capas dos knobs e dos captadores de preto para branco - quando comprei o kit Seymour Duncan SSL-1, o escudo veio com knobs e capas dos captadores em preto, mas achei que tudo em branco ficaria mais suave.


Enfim, um belo trabalho do Celso Freire que deixou a guitarra altamente profissional. Recomendo o serviço dele a todos que desejam um trabalho sério, ótimo e rápido (a reforma levou cerca de uma semana apenas).





Comentários

  1. Irmão,

    Estou "namorando" uma guitarra dessas e gostei muito do post. Parabéns pelo instrumento e ao Celso pelo trabalho.

    Uma dúvida: você já tinha trocado o escudo? Onde comprou?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, onde comprou os Knobs e capas do escudo?
    Ficou linda a guitarra! Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados