Fourplay (2012) Espirit De Four


Review: Esprit de Four - Fourplay

Fourplay é um grupo de smooth jazz formado por all stars dos estúdios americanos (Nathan East, Bob James e Harvey Mason) e fortificado pela presença do versátil Chuck Loeb, que realmente fez por merecer seu lugar na banda, substituindo os monstros Lee Ritenour e Larry Carlton.

O disco Esprit de Four, lançado em setembro de 2012, atesta a longevidade do grupo, na ativa desde 1991. Mas o estilo suave ganhou contornos diferentes neste álbum.
Eles parecem estar buscando os caminhos do fusion, deixando o 'smooth jazz' apenas como uma cortina fugaz.
A peça de abertura, December Dream (Loeb), assemelha-se a uma suite, alternando momentos calmos e frágeis de piano e guitarra com slaps e viradas de bateria. Uma agradável surpresa logo de início.

Firefly (East/Keane) apresenta um belo solo de baixo que foge da suavidade tão comum ao grupo. E os leads, melodias dobradas com voz, imprimem todo um sotaque fusion (poderia dizer até mineiro) interessante. A música foi composta por Nathan East em homenagem ao grupo Dirty Loops, que faz enérgicas versões jazzy de pops radiofônicos.


Venus traz traços da discografia solo de Bob James, com o piano montando melodias intrincadas e progressivas, enquanto Loeb acalma o tema com seu violão de nylon.

A bateria de Harvey Mason dá o tom funk em SonnyMoon, e Bob James mostra vigor no piano elétrico. Frases em uníssono, ao estilo Chick Corea, realçam e finalizam o tema.

Bob James compôs Put Our Hearts Together após ficar tocado pela tragédia acontecida no Japão no começo do ano de 2012. Sua filha, Hilary James, então, pediu para escrever uma letra para a música, originalmente instrumental. E no disco, acabaram entrando as duas versões: uma instrumental (original) e a versão bonus cantada por Seiko Matsuda. O tema começa triste e lento, mas cresce e vai flertando com o jazz, como que lembrando o povo japonês que lutou para se reerguer depois do triste ocorrido.

Fourplay, apesar de ser um grupo eminentemente instrumental, sempre inseriu em seus álbuns baladas com voz e letra. All I Wanna Do é uma blues-ballad cantada pelo próprio Nathan East (embora pareça uma mulher cantando), e possui um solo blues de Chuck Loeb no melhor estilo de Larry Carlton!

A condução da melodia e o tema como um todo lembra Pat Metheny em Logic Of Love, embelezada pelos arranjos e acordes adocicados do grupo.

A faixa-título Esprit de Four entrega o clima smooth jazz que consagrou o grupo, relembrando momentos da fase com Lee Ritenour. Harvey Mason, autor do tema, atesta o clima de união de grupo: "Os músicos estavam adorando a maneira como o tema ia se formando no estúdio, então eu continuei no mesmo caminho. Como o disco foi surgindo por inteiro, esta música - que permaneceu sem nome durante o tempo todo da gravação - foi ganhando um sentimento de unidade, e fiquei honrado quando eles nomearam-na de 'Esprit de Four' ". O nome da música, assim como do disco, confirma a união dos quatro para a formação do álbum.

Sugoi (que em japonês significa algo como "legal, gostei, me surpreendi"), traz a influência da música oriental, da qual Bob James tornou-se especialista enquanto tentava aprender o idioma. Mas esta influência deságua na proposta versátil do grupo, incrementada com os vários ritmos e momentos.

Esprit de Four termina com a versão cantada de Put Our Hearts Together (Bob James, Hilary James), que traz a voz da cantora pop Seiko Matsuda, reforçando o clima lúgubre da melodia.
Marcelo Donati, 19 de setembro de 2012.







Comentários

  1. Esprit de four para download:


    http://novafile.com/6dbz575jvb0g

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando uma música do Fourplay desesperadamente, pois estou conhecendo esse belíssimo grupo agora.Não sei o nome, mas uma mulher canta, com uma voz belíssima. Se puder ajudar, ficarei grata.

    Cristiana Lopes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados