Os anos 80 enferrujariam o Zepelim de Chumbo?
Depois de assistir ao show Led Zeppelin - Live at Knebworth (1979) Fnal Cut, e acompanhar, através dos bootlegs e oficiais, toda a carreira deles na década de 70 (sem esquecer o prolífico ano de 1969), surgiu uma indagação:
Led Zeppelin passaria incólume pelos anos 80?
A banda inglesa, se Bonham não tivesse morrido e eles tivessem continuado juntos, manteria seu estilo sem cair na "breguice" ou modernidade imposta pela década de 80 a quase todos?
A pergunta é relevante pois as outras duas bandas do triumvirato do rock inglês, Black Sabbath e Deep Purple, entraram firmes nos anos 80 (ou nem tanto), mas acabaram por fazer discos totalmente fora do estilo consagrado. Não que eu não goste de discos como "Slaves and Masters" (1989/1990) do Purple, ou "Seventh Star" (1986) do Sabbath, mas é claro que tais álbuns apontam direcionamentos totalmente distintos de duas bandas clássicas e adoradas do hard rock inglês.

Bonham com bateria eletrônica? Jimmy Page com guitarra com Floyd e captadores ativos? JPJones com Oberheim OB-Xa e keytar? Plant cantando baladinhas e dançando ao estilo B-52? Talvez, talvez.
Pensando em tudo isso, a conclusão óbvia a que chegamos é que o melhor mesmo foi eles cristalizarem a banda numa câmara criogênica e gozarem assim apenas dos louros ganhos com as performances dos incríveis anos 70.
Lembrando que Coda, lançado em 1982 foi um álbum contratual, contendo faixas gravadas em váriaos anos (desde 1969), portanto não conta de maneira alguma como um álbum "eighty style".
Ah, fica abaixo o link para assistir no Youtube ao referido show na íntegra.
Comentários
Postar um comentário