Ansiedade e as Redes Sociais

 


Excerto do livro “Você é Ansioso?” de Luiz Felipe Pondé:

Estruturalmente, as redes sociais são causa de ansiedade pelo simples fato de saturarem a vida cotidiana com as mais diversas narrativas, muitas delas simplesmente conteúdos espalhados por indivíduos esquisitos e antes silenciados pela própria irrelevância, ou por grupos e empresas que vivem de disparos os mais irresponsáveis.

Mesmo o uso responsável das redes implica aumento de ansiedade porque a espécie humana evoluiu num ambiente de silêncio e poucas palavras. Lembre sempre que existimos como sapiens há no mínimo cem mil anos, e, portanto, as últimas décadas têm se constituído numa

experiência absolutamente estranha para nossa evolução. Falamos demais, nos informamos demais, entramos em contato com conteúdos e pessoas demais, criando uma saturação geral de relações a distância, gerando um ambiente de ruído que nunca conhecemos em nossos cem mil anos de existência. Como somos uma espécie pré-histórica perdida num cenário que nunca foi o seu, essa saturação de ruídos e conteúdos em tempo real nos coloca no centro de uma difusão de ansiedade que nunca vivemos antes. À relação entre conhecimento e informação é um fato conhecido em termos de geração de ansiedade, como já apontamos antes. A tendência é que esse processo se acirre e leve a momentos mais dramáticos do que estávamos acostumados.

Comentários

  1. bacana! Infelizmente a realidade... Curti a critica do disco AOR, Parabens!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados