Guinga - O compositor que perpetua o tempo (resenha)

 

Resenha do livro: Guinga - O compositor que perpetua o tempo, de Mário Marques (Prefab Books, 2021)



Guinga é um gênio que merecia muito mais destaque

O livro, de 168 páginas, foi lançado originalmente em 2002, e esta edição, lançada em 2021, foi ampliada, atualizada e ganhou novo subtítulo. 
Apesar de contar a história do compositor, o livro não segue uma ordem cronológica nem linear. É um apanhado de textos esparsos e soltos contando episódios, momentos e histórias marcantes de Guinga que, além de um mestre da música em nível mundial, é um ser humano iluminado, espirituoso e muito divertido. 

A leitura flui fácil, e só não atribuo 5 estrelas porque o livro é curto, são poucas páginas para contar detalhes da vida e obra do violonista que é referência entre os melhores músicos do mundo. A parte gráfica interna também é bem pobre, com as fotos muito mal impressas, infelizmente.

Como músico, gostaria de saber mais detalhes sobre os discos e as composições, e seria igualmente bom mais testemunhos e relatos dos cantores, letristas, instrumentistas e intérpretes de sua música. Senti falta também de uma discografia, incluindo os álbuns lançados por Guinga, bem uma discografia relacionada, de todo mundo que já gravou suas músicas.

Aguardo uma terceira edição, ampliada e com mais riquezas e minúcias sobre este mostro, lenda viva da boa e rica música. Longa vida ao Guinga!
Marcelo Donati,  10/11/2021

Comentários

Posts mais acessados