Resenha: Eminent Hipsters - Donald Fagen

EMINENT HIPSTERS - Donald Fagen

Lido em 16/03/2021

 

Comentários mordazes e opiniões sérias e profundas sobre artistas, filmes, ficção cientifica, músicas e personalidades. Ironia ácida e inteligente sobre a vida e as agonias diárias da turnê relatadas por um artista sessentão rabugento e cheio de dores, mas com um talento ímpar para letra e música.


No livro 'Eminent Hipsters' (Penguin Books, 2014), o músico Donald Fagen reúne artigos escritos originalmente para revistas (como a Premiere Magazine) e textos inéditos, onde analisa artistas como The Boswell Sisters, Henry Mancini, Ennio Morricone, Ike Turner, Jean Shepherd, e conta trechos saborosos e agridoces de sua infância a adolescência, inclusive citando seu parceiro e co-criador da banda Steely Dan, Walter Becker. Na parte final, reproduz um trecho de seu diário pessoal quando esteve participando da turnê The Dukes of September em 2012, relatando as agonias e alegrias de excursionar com Boz Scaggs e Michael McDonald. Os dissabores, problemas técnicos, encontros inesperados e visões críticas e ácidas sobre hotéis, ônibus, público, fãs sacanas, banda, viagens e as consequências para o corpo e a mente de uma turnê longa e ampla são contados de maneira contumaz e cínica. A forma ranzinza e mórbida com que Fagen descreve alguns momentos é fantasticamente hilária.

ilustração: Peter Bagge

Além de refinadamente bem escrito (Fagen usa adjetivos e termos que, mesmo pra quem possui um bom conhecimento de inglês, recorrer ao dicionário e ao Google é fundamental), as referências sobre cultura e arte em geral são um bônus à parte.

As informações sobre o auge do jazz, onde Donald cita os shows a que foi, de grandes nomes como Coltrane, Mingus, Miles, Count Basie, Sonny Rollins, Coleman Hawkins, Lee Morgan e outros, merece ser apreciada acompanhada de uma bela trilha sonora.

Aliás, informação interessante e relevante: enquanto lia, procurei no Spotify as músicas e artistas citados no livro, e acabei encontrando uma playlist que justamente elenca os nomes citados ao longo do texto. ‘Eminent Hipsters’ é um livro para ler e ouvir. Ah! Também dá para ouvir o próprio Fagen narrando o livro se você adquirir a versão audiobook.

Enfim, leitura mais do que recomendada para adquirir conhecimento sobre cultura e história americana, principalmente dos anos 60 e 70.

 

Comentários

Posts mais acessados