Caldera - grupo fusion dos anos 70
Sempre em descoberta de novos sons, encontrei recentemente informações sobre esta influente banda de fusion norte-americana Caldera, formada por músicos de vários países.
Um dos líderes do grupo é o tecladista argentino Eduardo Del Barrio, que tocou com Earth, Wind & Fire, Stan Getz e Dianne Reeves. O guitarrista Jorge Strunz nasceu em Costa Rica, o baterista Carlos Vega é cubano e teve até um brasileiro no grupo, o percussionista Mike Azeredo. Os membros americanos são Steve Tavaglione (sax) e Dean Cortez (baixo). Além destes, participaram do grupo Greg Lee (baixo), George Del Barrio (teclados, que já gravou com Djavan), e Hector Andrade (percussion), além dos convidados.
O grupo só lançou 4 álbuns, todos na década de 70:
* Caldera (1976)
* Sky Islands (1977)
* Time and Change (1978)
* Dreamer (1979)
Os 4 discos são recomendadíssimos. Apesar de rotulados como fusion, ao lado de Weather Report e Return to Forever, o som é mais direto e menos experimental, mais melódico e talvez, menos cerebral. Um achado, que compartilho com vocês.
Dois temas, pra mostrar o som do grupo:
nossa, que som diferente, mas bom de se escutar, soa meio como festas de casamentos, hehehe... nunca havia escutado algo sobre o estilo fusion ou sobre essa banda... marcelo, existem mais representantes desse estilo?
ResponderExcluirHehe, nunca havia visto associação de 'fusion' com festas de casamento, rs.
ResponderExcluirO que se costuma tocar em casamentos, bem como consultório de dentista ou elevador de empresas é 'smooth jazz', ou a tal 'muzak' (exemplos: Spyro Gyra, Fourplay, Bob James, David Sanborn, Pieces of a Dream, etc.)
Já fusion é um termo amplo que engloba jazz-rock, jazz-fusion, pode ser Frank gambale, Chick Corea Elektrik band, Jeff Beck, Jaco pastorius, Miles Davis a partir dos anos 70, Al di Meola, etc.
A banda Caldera situa-se entre os dois estilos citados, fusion (experimental) e smooth jazz (temas bonitos, não tão complexos, com espaço para vários solos).
Espero ter ajudado, Luis, abração!